O Festival Intercéltico de Sendim realiza-se, nos dias 1, 2 e 3 de Agosto.
A abertura (dia 1) estará a cargo da banda folk-rock de Coimbra GINGA (autores do álbum “Celebratio” de 2006), que têm tido muito mais projecção em Espanha do que propriamente no nosso país. O projecto de ARMÉNIO SANTA e ANTÓNIO SANTOS SIMÕES (que têm dividido o tempo com a BANDA FUTRICA que editou em 2007 um álbum de tributo a JOSÉ AFONSO, “Com Zeca No Coração”) parece apostado em dar uma nova orientação, mais jazzística (e menos atmosférica e roqueira), ao projecto que já venceu o concurso espanhol Eurofolk.
Seguem-se os asturianos SKANDA. Uma jovem banda folk que já actuou no festival vizinho Celtirock e que é descendente de uma linhagem de projectos bem conhecidos desta localidade de Terras de Miranda, como TEJEDOR, LLANGRES e LLAN DE CUBEL.
Os galegos LUAR NA LUBRE (na foto) da cantora portuguesa SARA VIDAL (leitora regular deste espaço e mentora do blog Sons Vadios) constituem-se como cabeças-de-cartaz do primeiro dia de Intercéltico de Sendim. Esta é uma rara oportunidade de escutarmos ao vivo o seu mais recentente trabalho, “Camiños Da Fin Da Terra” (de 2007). Depois de terem evocado a emigração galega para o continente americano (em “Saudade”, 2005), este é um álbum que volta a olhar para os mitos e lendas dos seus antepassados que, vindos das ilhas britânicas e
da Bretanha, aportaram na Costa da Morte.
No dia seguinte, a nona edição do Intercéltico de Sendim, provavelmente a mais ousada (em termos geográficos) de sempre, vira a leste e oferece-nos, provavelmente, aquela que será a grande revelação deste festival. Os magiares KEREKES BAND bem cotados na imprensa britânica da especialidade (sobretudo na revista Songlines) servem-nos um cocktail rock-funk-disco-jazz com música pastoril da
Transilvânia.
De seguida caminha-se ainda mais para oriente. Viaja-se da Hungria até à Ucrânia com os VOANERGES para mais uma nova combinação explosiva de rock local com funk, rap, hip-hop e gospel.
O programa principal do Parque das Eiras encerra com o grande balanço do “etnofolkadelic” escocês dos SHOOGLENIFTY.
Mais uma dose cavalar de funk-meets-jigs-and-reels com redondas linhas de baixo e violinos incendiários.
Ao terceiro dia celebrar-se-à a tradicional missa céltica e haverá também o rock agrícola e mirandês «com mentalidade de tractor» dos PICA TUMILHO.
Entre as festividades na Taberna dos Celtas e na animação de rua (na tarde de Sábado) teremos ainda a oportunidade de assistir a concertos temáticos com OS GAITEIROS DA FAMÍLIA FERNANDES e a EVOCAÇÃO DO TAMBORILEIRO VIRGÍLIO CRISTAL.
