12.º Aniversário da Ágorarte

No passado dia 14 de março, o Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde foi pequeno para acolher toda a gente que aí acorreu a fim de participar na festa comemorativa do 12.º aniversário da Ágorarte, que decorreu ao longo de toda a tarde, com um vasto e interessante programa.

Um aspeto da mesa que presidiu ao início da festa do 12º aniversário da Ágorarte

Um aspeto da mesa que presidiu ao início da festa do 12º aniversário da Ágorarte

 

A festa começou com a intervenção do Presidente da Direção, Professor Carlos Faria, que passou em revista a atividade da Ágorarte no decurso do último ano, nas suas várias valências, incluindo o grupo “Sabor a Teatro” que, entretanto, se autonomizou. Seguiu-se a intervenção do Vereador da Educação, Dr. Orlando Rodrigues, que se congratulou com o excelente trabalho que a Ágorarte vem desenvolvendo e que, em nome da autarquia municipal, ofereceu a continuidade do apoio do executivo municipal a esta coletividade que pode contar também com o espaço da Casa da Juventude, inaugurada ontem na Vila Beatriz.

Entre os participantes estavam muitos sócios, alunos e professores da Universidade Sénior, dirigentes de outras coletividades ermesindenses, o Presidente da Assembleia de Freguesia, Raul Santos, a Secretária do Executivo da Junta de Freguesia, Dr.ª Teresa Raposo e o Secretário da Mesa da Assembleia Municipal, Joaquim Jerónimo Pereira.

 

Os momentos musicais foram o forte da festa, com destaque para o fado e para a estreia de uma nova valência, o Grupo de Cantares da USE (Universidade Sénior de Ermesinde): “Cantigas d’Ouvido”

Os momentos musicais foram o forte da festa, com destaque para o fado e para a estreia de uma nova valência, o Grupo de Cantares da USE (Universidade Sénior de Ermesinde): “Cantigas d’Ouvido”

 

Sucederam-se vários momentos musicais, a começar pelo grupo “Cordas Mágicas” (assistiram-se a belas execuções de viola, guitarra e cavaquinho), Fado (com excelentes interpretações, no feminino, Margarida Benido, e, no masculino, Manuel Vigário e Manuel Emílio, acompanhados à guitarra e à viola por três músicos, entre os quais, Silvério e Paulo Teixeira) e um dos momentos mais esperados foi, sem dúvida, a estreia Grupos de Cantares da Universidade Sénior de Ermesinde, “Cantigas d’Ouvido”. Estão de parabéns o Maestro Manuel Friães e os seus alunos da USE e membros deste Coral que estiveram magníficos, atendendo ao pouco tempo de ensaio e às circunstâncias em que atuaram (o palco revelou-se pequeno para um grupo tão numeroso). Houve também um interessante momento de poesia, que é uma arte que a coletividade faz questão de vivenciar. Declamaram poemas da sua autoria ou de outros poetas consagrados, como Luís de Camões, o Professor Carlos Faria, a Dr.ª Eugénia Martins, Angelino Santos Silva e Conceição Lages.

 

Vice-Presidente no uso da palavra e alguns dos Professores da USE homenageados

Vice-Presidente no uso da palavra e alguns dos Professores da USE homenageados

 

Entretanto, interveio o Vice-Presidente da Direção e Professor da Universidade Sénior, Dr. Manuel Augusto Dias, que se referiu concretamente a esta Universidade Sénior, uma das “joias” da Ágorarte. Revelou, por exemplo, que esta Universidade Sénior, a funcionar em 2 polos (Instituto do Bom Pastor, onde começou há 5 anos; e Edifício Faria Sampaio) conta com mais de 80 alunos, mais de 20 professores em regime de voluntariado, e uma variedade de disciplinas, que dividiu por cinco áreas: Artes; Ciências Humanas, Línguas, Tecnologia e Saúde.

Um ponto alto foi também o agradecimento mais formal aos professores da USE, com a entrega de um “Diploma de Reconhecimento” a cada um dos docentes que lecionou no ano letivo transato e também um “Diploma de Gratidão” ao grupo “Sabor a Teatro” na pessoa do seu atual Presidente da Direção, Arquiteto Luís Dias.

Uma das novidades da Festa foi a tomada de posse dos novos Órgãos Sociais recentemente eleitos. A comemoração festiva do 12.º aniversário da Ágorarte terminou da melhor maneira com um “miminho” de sabores acompanhado por um partilhado “Porto de Honra”. Entretanto, os participantes tiveram o ensejo de poder admirar, numa exposição no átrio de entrada para o Auditório, belíssimos trabalhos dos alunos da USE feitos nas aulas de “Artes Decorativas” e “Rendas e Bordados”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.