No passado dia 14 de março, o Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde foi pequeno para acolher toda a gente que aí acorreu a fim de participar na festa comemorativa do 12.º aniversário da Ágorarte, que decorreu ao longo de toda a tarde, com um vasto e interessante programa.

Um aspeto da mesa que presidiu ao início da festa do 12º aniversário da Ágorarte
A festa começou com a intervenção do Presidente da Direção, Professor Carlos Faria, que passou em revista a atividade da Ágorarte no decurso do último ano, nas suas várias valências, incluindo o grupo “Sabor a Teatro” que, entretanto, se autonomizou. Seguiu-se a intervenção do Vereador da Educação, Dr. Orlando Rodrigues, que se congratulou com o excelente trabalho que a Ágorarte vem desenvolvendo e que, em nome da autarquia municipal, ofereceu a continuidade do apoio do executivo municipal a esta coletividade que pode contar também com o espaço da Casa da Juventude, inaugurada ontem na Vila Beatriz.
Entre os participantes estavam muitos sócios, alunos e professores da Universidade Sénior, dirigentes de outras coletividades ermesindenses, o Presidente da Assembleia de Freguesia, Raul Santos, a Secretária do Executivo da Junta de Freguesia, Dr.ª Teresa Raposo e o Secretário da Mesa da Assembleia Municipal, Joaquim Jerónimo Pereira.

Os momentos musicais foram o forte da festa, com destaque para o fado e para a estreia de uma nova valência, o Grupo de Cantares da USE (Universidade Sénior de Ermesinde): “Cantigas d’Ouvido”
Sucederam-se vários momentos musicais, a começar pelo grupo “Cordas Mágicas” (assistiram-se a belas execuções de viola, guitarra e cavaquinho), Fado (com excelentes interpretações, no feminino, Margarida Benido, e, no masculino, Manuel Vigário e Manuel Emílio, acompanhados à guitarra e à viola por três músicos, entre os quais, Silvério e Paulo Teixeira) e um dos momentos mais esperados foi, sem dúvida, a estreia Grupos de Cantares da Universidade Sénior de Ermesinde, “Cantigas d’Ouvido”. Estão de parabéns o Maestro Manuel Friães e os seus alunos da USE e membros deste Coral que estiveram magníficos, atendendo ao pouco tempo de ensaio e às circunstâncias em que atuaram (o palco revelou-se pequeno para um grupo tão numeroso). Houve também um interessante momento de poesia, que é uma arte que a coletividade faz questão de vivenciar. Declamaram poemas da sua autoria ou de outros poetas consagrados, como Luís de Camões, o Professor Carlos Faria, a Dr.ª Eugénia Martins, Angelino Santos Silva e Conceição Lages.

Vice-Presidente no uso da palavra e alguns dos Professores da USE homenageados
Entretanto, interveio o Vice-Presidente da Direção e Professor da Universidade Sénior, Dr. Manuel Augusto Dias, que se referiu concretamente a esta Universidade Sénior, uma das “joias” da Ágorarte. Revelou, por exemplo, que esta Universidade Sénior, a funcionar em 2 polos (Instituto do Bom Pastor, onde começou há 5 anos; e Edifício Faria Sampaio) conta com mais de 80 alunos, mais de 20 professores em regime de voluntariado, e uma variedade de disciplinas, que dividiu por cinco áreas: Artes; Ciências Humanas, Línguas, Tecnologia e Saúde.
Um ponto alto foi também o agradecimento mais formal aos professores da USE, com a entrega de um “Diploma de Reconhecimento” a cada um dos docentes que lecionou no ano letivo transato e também um “Diploma de Gratidão” ao grupo “Sabor a Teatro” na pessoa do seu atual Presidente da Direção, Arquiteto Luís Dias.
Uma das novidades da Festa foi a tomada de posse dos novos Órgãos Sociais recentemente eleitos. A comemoração festiva do 12.º aniversário da Ágorarte terminou da melhor maneira com um “miminho” de sabores acompanhado por um partilhado “Porto de Honra”. Entretanto, os participantes tiveram o ensejo de poder admirar, numa exposição no átrio de entrada para o Auditório, belíssimos trabalhos dos alunos da USE feitos nas aulas de “Artes Decorativas” e “Rendas e Bordados”.
