
A Universidade Sénior de Ermesinde em parceria com a Junta da Freguesia da nossa cidade está a organizar o II Seminário da USE, que tem como tema “Contributos das Universidades Seniores no bem-estar Psicossocial dos Idosos”, e que terá lugar ao longo de todo o dia 27 de março de 2015, data do 5.º Aniversário da U S Ermesinde, no Auditório da Junta da Freguesia de Ermesinde.
Na receção aos convidados e inscritos estarão os dirigentes da Ágorarte/USE, na pessoa do Presidente da Direção, Professor Carlos Faria, os autarcas locais (Presidente da Câmara Municipal de Valongo, Dr. José Manuel Ribeiro; e Presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Dr. Luís Ramalho), o Presidente da RUTIS, Professor Doutor Luís Jacob e a Reitora da Universidade Sénior de Ermesinde, Professora Doutora Maria Sequeira, representante da Universidade Lusíada do Porto.
Entre os palestrantes, que serão distribuídos por quatro painéis, figuram várias personalidades, nomeadamente as seguintes: Professor Doutor António Fonseca, da Universidade Católica do Porto, que falará do “Estilo de vida e bem-estar psicológico”; Professora Doutora Mafalda Duarte, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto, que tratará o tema: “Participação em Universidades Seniores/Promoção do Envelhecimento Ativo”; Doutora Joaquina Madeira, Coordenadora Nacional do “Ano Europeu para o Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre as Gerações” que se debruçará sobre o tema “Envelhecer sem fiar velho”; e Professora Doutora Joana Guedes, do Instituto Superior de Serviço Social, que dissertará sobre o tema: “Contributo das Universidades Seniores para uma reforma satisfatória ou bem-sucedida”.
