Portugal é um pequeno país em área geográfica, mas um mundo de contrastes no que se refere a belezas naturais incomparáveis e dono de um riquíssimo património que os nossos Maiores nos legaram, desde os tempos imemoriais em que começou a luzir a Civilização até aos nosso dias.
De um Minho exuberante de verdes, a um Alentejo de tons amarelados dos restolhos de um Trás-os-Montes, onde o alvião fez o milagre de transformar montes e montes num rosário de socalcos, símbolos do esforço ciclópico de domar a Natureza agreste, à Beira megalítica e bucólica, tudo muda a um ritmo alucinante e maravilhoso.
Porém, se o património natural é singular e riquíssimo, o património edificado não lhe fica atrás: aqui rouqeiros castelos, testemunhas das primeiras lutas pela Nacionalidade, além sumptuosos solares, mosteiros que nos falam daquelas gerações de monges que, agarrados ao arado, lavraram as terras , as agricultaram e tornaram rendosas ou dos copistas que, num trabalho precioso, iam nas suas bibliotecas copiando livros, abrindo o entendimento à Cultura.
Do oceano, ainda hoje nos chegam os rumores de quantos, com sangue, suor e lágrimas escreveram a gesta heróica de dar novos Mundos ao Mundo!
É tudo isto que os Roteiros Culturais têm por objectivo revelar a todos quantos queiram ouvir o nosso apelo: Venha daí!