V SEMANA ACADÉMICA DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE – 3.º DIA

A V Semana Académica da USE encerrou com “chave de ouro” ontem, dia 15 de outubro, a partir das 15 horas, no Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde.

Ao palco subiram os grupos “Cantigas d’Ouvido” e “Jograis do Leça”, ambos coordenados pelo Professor Manuel Friães.

Mas o momento mais alto do último dia da Semana Académica, com que arranca oficialmente o novo Ano Letivo (2022-2023) da USE, foi a HOMENAGEM ao fundador e dirigente da Agorárte e atual Reitor da USE, Professor Carlos Faria.

O atual presidente da Direção, Manuel Dias, perante o Auditório completamente cheio, justificou a homenagem que a direção da Agorárte deliberou fazer ao Professor Carlos Faria, que é uma personalidade de referência na história e na gestão desta Associação ermesindense. Recordou que a História deixa memória destas pessoas que pelo exemplo de dedicação e altruísmo merecem ser seguidas como exemplo sobretudo pelos mais novos.

Carlos Faria é uma dessas pessoas. Nascido na Figueira da Foz, em 1934, viria a concluir o Curso do Magistério Primário, na Guarda, em 1954, a que se seguiu o cumprimento do serviço militar obrigatório (entre 1955 e 1957). De 1960 a 1980 passou pela Telescola. O magistério primário exerceu-o nos Loivos da Ribeira, concelho de Baião (entre os seus convidados para esta sessão estavam homens ilustres daquela região, que, assim se tornaram, muito por culpa deste seu professor que um dia fez tudo para que prosseguissem os seus estudos para além do ensino primário, porque já via neles os dotes de inteligência que os haviam de guindar na escadaria do êxito), em Alfena e Ermesinde (deste concelho de Valongo).

Em termos políticos, Carlos Faria fez parte da Vereação da Câmara Municipal de Baião, foi Presidente da Assembleia Municipal de Baião e foi assessor do  Governador Civil do Porto, Dr. Mário Cal Brandão.

Teve também um percurso ligado à imprensa regional, como Diretor de “A Voz de Ermesinde” (1998-2003) e Secretário da Direção da UNIR (União Portuguesa da Imprensa Regional).

Em matéria de associativismo, o Professor Carlos Faria foi Secretário da Direção da “Obra de Bem-Estar Rural”, em Baião; Presidente da Assembleia Geral do Centro Cultural Alberto Taborda (Ermesinde); e Fundador e principal Dirigente (Presidente da Direção) da Agorárte – Associação Cultural e Artística (Ermesinde) desde a fundação até 30 de junho de 2020. A Agorárte e a USE, que estão hoje bastante ativas, quiseram pois agradecer a Carlos Faria tudo aquilo que fez pela sua existência, promovendo esta homenagem, que se concretizou na entrega de uma Salva de Prata, com a seguinte gravação: “Carlos José Saraiva Faria, Fundador e Dirigente da Agorárte e da USE / HOMENAGEM E GRATIDÃO / 15 de outubro de 2022”.

O Grupo Cantigas d’Ouvido terminou a cerimónia com o canto do Hino da USE, que era um dos desejos que o Professor Carlos Faria tinha, que a sua Universidade Sénior tivesse um Hino, e tem-no, e, em gesto de surpresa e de “prenda” cantou-o ao Professor no dia em que foi Homenageado.

A esta homenagem associaram-se o Presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado que teve palavras emocionadas de reconhecimento, e o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, por intermédio do seu representante, Orlando Rodrigues, que no primeiro dia da V Semana Académica fez questão de explicitar os agradecimentos da Câmara Municipal de Valongo ao Professor Carlos Faria por tudo o que fez em prol da cultura e da comunidade sénior em Ermesinde.

A Semana Académica da USE e a cerimónia de Homenagem ao Professor Carlos Faria terminou com um lauto lanche-convívio com a participação de todos os presentes.

Ficam algumas fotos da sessão final da V Semana Académica da USE e Homenagem ao Professor Carlos Faria.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.